Sobre a escola

Organização

Organização A Associação Brasilis foi fundada, em 16 de agosto de 2006. A Associação Brasilis nasceu do interesse de um grupo de pais, professores, funcionários e colaboradores que almejavam a estruturação de mais uma instituição de ensino, com base antroposófica em Cuiabá e com gestão participação efetiva de todos os segmentos.
 
Com este objetivo, o grupo se constituiu com a participação de experientes professores Waldorf, após um intenso processo de reuniões e trabalhos resolveu-se criar uma nova escola Waldorf de Ensino Fundamental, pois era essa a necessidade declarada pelos pais, na época.
 
A denominação Associação Brasilis - Colégio Waldorf Brasilis, foi escolhida em assembléia. O nome “Brasilis” é uma referência à diversidade sócio-cultural e ambiental brasileira, e especialmente à região Centro-Oeste.
 
A intenção do grupo, ao escolher o nome “Brasilis” foi fortalecer, nos membros da comunidade, a idéia de acolhimento às diferenças e a motivação para uma atuação, visando o social e respeitando a diversidade, em busca de melhores condições de vida e o fortalecimento das raízes culturais.
 
Vencida a etapa de constituição e criação institucional, o grupo foi em busca de um espaço físico que pudesse ser adequado para iniciar as atividades educacionais. E, ”acidentalmente”, foi encontrado um prédio inacabado, que segundo o proprietário, o objetivo era justamente, abrigar uma escola. Já, que ele próprio, só tivera oportunidade de escolarização, aos 10 anos de idade, através de uma bondosa senhora desconhecida, como era costume em algumas regiões pobres do nosso país.
 
A construção do Colégio Brasilis, para esse senhor, adquiriu o sentido de agradecimento às oportunidades que o destino lhe reservou e foi assim que se estabeleceu uma grande parceria.

A característica fundamental de uma Escola Waldorf é a auto-administrarão, compartilhada entre professores e pais. A associação é a entidade que representa juridicamente a escola, é a “empregadora”, paga os salários, impostos, cuida da manutenção, assim vive economicamente a escola ( os recursos são totalmente aplicados na própria instituição). Por outro lado, a associação é uma comunidade de pessoas unidas por uma responsabilidade comum: a de manter a escola dentro dos princípios, propósitos e objetivos nos quais ela foi criada.    

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO 
 É um órgão da associação eleita pela assembléia, composta por pais que se sentem comprometidos com os ideais da escola, não recebendo qualquer remuneração para o desempenho dessa função. A diretoria é o órgão atuante da associação, representando-a e responsabilizando-se pelos atos jurídicos e administração financeira da escola. Na nossa escola a diretoria reporta-se ao Conselho Gestor para a tomada de decisões e à Assembléia Geral, conforme disposto no Estatuto Social.  

 CONSELHO GESTOR 
 É um órgão colegiado composto pelos membros da diretoria da associação, do conselho pedagógico, das comissões e o funcionário contratado como administrador da escola. Esse grupo é responsável pela gestão da escola,  trabalhando no sentido de normatizar reciprocamente direitos e deveres, mediante a estipulação de acordos, regimentos, normas, etc, que regulamentam o funcionamento e a convivência social. Sua tarefa consiste ainda, em detectar, canalizar e suprir as necessidades da Instituição e de seus integrantes.  

 COMISSÕES 
 As comissões são compostas por pais e professores voluntários, que se reúnem periodicamente para propor medidas de melhoria em:
·  Infra-estrutura;
 · Meio ambiente; 
 · Divulgação e eventos; 
 · Captação de recursos; 
 · Qualificação Profissional; 
 · Gestão Salarial.    

CONSELHO PEDAGÓGICO 
 Composto exclusivamente por professores, membros do corpo docente, indicados pela Conferência Pedagógica, para deliberar sobre questões pedagógicas como: metas e objetivos; avaliação do corpo docente e de resultados; encaminhamento de críticas e sugestões; contratação/demissão de professores; etc.    

CONFERÊNCIA PEDAGÓGICA 
 Reunião semanal de todos os professores (no Colégio Brasilis ocorre nas 5ªs feiras), onde são realizados: estudos, atividades artísticas, palestras, debates sobre assuntos pedagógicos e da gestão da escola, etc. A conferência pedagógica é o principal recurso para o aprimoramento constante tanto dos professores quanto das práticas e da política pedagógica da escola, promovendo ainda a integração de todo o corpo docente no organismo vivo que é a escola.

OBJETIVOS DO COLÉGIO BRASILIS ·   Ser um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, que propicie o crescimento pessoal, profissional e social para toda a comunidade; 
 ·   Oportunizar aos membros da comunidade escolar, o acesso aos meios para a autoeducação, como caminho para a consolidação do desenvolvimento humano; 
 ·   Contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico; 
 ·   Apoiar o desenvolvimento da autoconsciência, para o desabrochar de sujeitos criativos e transformadores do mundo;   

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
·   Proporcionar ao aluno um espaço de vivências onde aspectos cognitivos, afetivos, sociais e volitivos (do querer), estejam em equilíbrio; 
 ·   Promover uma abordagem artística do currículo, ajudando o aluno a realizar um encontro caloroso e pleno de sentido, com o mundo; 
 ·   Oportunizar que a disposição natural da criança para o aprender, encontre ressonância no exemplo do adulto, enquanto ser humano digno, que age a partir de princípios éticos e morais; 
 ·   Propiciar a participação de pais, professores, colaboradores e alunos, enquanto comunidade escolar, na manutenção e gestão dos processos referentes à estrutura da Escola, com suas respectivas responsabilidades e tarefas específicas.

MISSÃO: \\\"Promover o desenvolvimento de seres humanos livres capazes por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas\\\".






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