Matrículas 2012 abertas!

14/01/2012

Matrículas 2012 abertas!Venha conhecer a pedagogia Waldorf. Agende uma visita pelo telefone  ou pelo email. Estamos de portas abertas para te receber!

O Colégio Waldorf Brasilis – Associação Brasilis é uma  instituição educacional associativa, sem fins lucrativos, formada por pais, professores, funcionários e colaboradores. Esta iniciativa foi fundada em 16 de agosto de 2006, com o objetivo de constituir uma instituição de ensino, com base antroposófica em Cuiabá, norteada pelos princípios da gestão participativa pautada na trimembração social.

Desde o início do seu funcionamento, o Colégio Waldorf Brasilis, obteve a autorização do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Municipal de Educação para atuar fundamentado nos princípios da pedagogia Waldorf, tanto no Ensino Fundamental, quanto na Educação Infantil.  Atualmente possui aproximadamente  150 alunos alunos, nessas duas etapas de ensino, que desfrutam harmoniosamente de um ambiente educacional salutar, tendo respeitadas as suas características individuais e estimuladas as suas capacidades e habilidades.

Mas, o grande diferencial do Colégio Waldorf Brasilis está na sua identidade pedagógica, a Pedagogia Waldorf, que através dos seus fundamentos e metodologia, contribui para o pleno desenvolvimento das capacidades de pensar, sentir e agir da criança, e possibilita ainda o processo de auto educação dos adultos que atuam na instituição: professores, funcionários, pais e colaboradores, representando uma verdadeira “estufa social”. Ou seja, a gestão baseia-se nos princípios pedagógicos e estes, por sua vez, refletem na gestão, pois ambos estão intrinsecamente ligados.

Para as crianças e adolescentes, o currículo é desenvolvido em bases antropológicas, que tem como objetivo a evolução física,  emocional, cognitiva e espiritual do ser humano.

O elemento artístico e lúdico, e o movimento, são  utilizados como veículos didáticos para todas as disciplinas, assim, a música instrumental, o canto, os trabalhos manuais, a pintura, o desenho, a euritmia, a educação física, a poesias e o teatro são ferramentas pedagógicas que visam ampliar, qualitativamente, o Currículo da Base Nacional Comum e Diversificada estabelecida legalmente pelo MEC, propiciando um desenvolvimento saudável e integral da criança, ajudando a tecer um cenário harmonioso para o desabrochar das capacidades e habilidades individuais.

No Colégio Waldorf Brasilis, como em toda a Escola Waldorf, a participação e a presença dos pais na vida escolar de seus filhos é imprescindível. Para tal é possibilitada a livre associação dos pais à instituição, bem como sua participação voluntária na gestão escolar através da sua atuação nas Comissões referentes às diversas frentes de trabalho.  Nesse sentido, são realizadas diversas atividades e vivências no decorrer do ano letivo, que objetivam ampliar a compreensão da família sobre o seu papel, sobre a opção pela Pedagogia Waldorf e sobre os fundamentos básicos da mesma. Para tal o Colégio cultiva um grupo de estudo semanal para os pais, além de reuniões periódicas, entrevistas e palestras no decorrer do ano letivo, bem como eventos sociais e festas pedagógicas para oportunizar a integração da comunidade escolar. Existe ainda a possibilidade da participação dos mesmos, na Formação Continuada voltada aos professores e funcionários que ocorre durante o ano letivo.