Notícia

Relatório do Grupo de Ciências Waldorf

02/08/2012

Relatório do Grupo de Ciências WaldorfO Grupo de Ciências Waldorf promoveu dos dias 08 a 14 de julho de 2012 o III Curso de Ciências – Prática pedagógica das ciências na Escola Waldorf,e deu continuação com algumas oficinas durante o XI Congresso Ibero Americano de Pedagogia Waldorf que aconteceu do dia 15 ao dia 20 de julho, na Escola Waldorf João Guimarães Rosa.   

 O curso de ciências teve como tema a IX Conferência do Livro a Arte de Educar I (tema do XI Congresso Ibero Americano de Pedagogia Waldorf) e a 3ª Palestra do GA 302.   


 Durante a primeira semana começávamos o dia com o Bom Dia que era conduzido pela professora Simone, onde praticamos a recitação. Logo em seguida ouvíamos as sabias palavras do Dr.Manfred von Mackensen, que nos falava sobre o atuar do professor nas diferentes fases de vida dos alunos. Depois tínhamos oficinas de Biologia e Física, e junto a outros colegas participei da oficina de Física com o professor Dieter Gerth. Na parte da tarde participávamos da oficina de Escrita Criativa com o professor Sidney e terminávamos o dia com mais uma parte da oficina de Física.   


 O professor Dieter Gerth(Professor do Ensino Médio da Escola Waldorf de Weimar – Alemanha) conduziu suas aulas de forma a abordar o currículo de ciências das escolas Waldorf, com ênfase no ensino do 8º e 11º anos, além de enfatizar e enriquecer os percursos metodológicos das aulas de ciências a partir do 6º ano.  


 Embora tenha acontecido em uma semana fria de Ribeirão Preto, o curso de ciências foi permeado e embelezado por sentimentos de fraternidade e carinho, e todo o calor emanado por cada um dos participantes pôde aquecer os corações e nos unir no propósito da educação Waldorf.   


 O XI Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Waldorf deu continuidade ao trabalho do grupo de ciências através de algumas oficinas e grupos de aprofundamentos.   


 Dentre todas as opções de oficinas, grupos de aprofundamentos, oficinas livres, escolhi aquelas que mais me cabiam: Grupo de aprofundamento de professoras do 6º ano, onde pude compartilhar as vivências com outras 8 professoras de 6º anos de diversas escolas e países (Brasil, Argentina, Chile e Peru); Metodologia das aulas de história do 6º ao12º ano, onde dei continuidade ao trabalho do grupo de ciências com a ajudado professor Irceu Munhoz que conduziu a oficina de forma rica; além de algumas participações em iniciativas livres como a da Aliança Pela Infância e conversas sobre o caminho do professor com a Luiza Lameirão.   


 Além das oficinas, iniciativas livrese grupo de aprofundamentos, todos os dias tínhamos a apresentação da interpretação da IX Conferência  de escolas e iniciativas que foram selecionadas no último congresso. E ao cair na noite ouvíamos o professor Osswald Florian que palestrava sobre o Caminho Interior do Professor.   


 Vale lembrar que o congresso contou com aproximadamente 500 pessoas entre pais e professores de escolas Waldorf do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Espanha.Em meio a todas essas pessoas fomos bem recebidos pela comunidade da Escola Waldorf João Guimarães Rosa, e gostaria de deixar meu agradecimento a todos que organizaram esse congresso.


Escrito pela professora Natália Salomé

Compartilhe esta notícia:

Colégio Brasilis © 2011
Rua 01, n. 12 – qd.33 Parque Residencial Dom Bosco
Cuiabá-MT - CEP: 78050-410
Fones: Fone (65) 3644-7531
brasilis@colegiobrasilis.org.br