Escola de pais

Escola de Pais do Colégio Brasilis promoveu palestra

22/04/2012

Escola de Pais do Colégio Brasilis promoveu palestraO Colégio Brasilis promoveu, no dia 18 de abril, às 19h30, em parceria com a Associação Solarium - instituição de base antroposófica de Cuiabá, a palestra  “Quando a família funciona ou a difícil tarefa de sermos pais na atualidade”,  com o Dr José Carlos Neves Machado, pediatra e médico escolar de São Paulo.  

 Segundo a psicóloga e aconselhadora biográfica da Associação Solarium, responsável pela formação dos professores e pais do Colégio Brasilis, Simone Ceregatti,  a palestra tem como objetivo impulsionar a Escola de Pais.     

 Para o Dr. José Carlos Neves não existe uma receita para a família funcionar. “Numa estrutura familiar é interessante que cada um tenha o seu papel definido. Nada que seja estanque, que não possa ser modificado. Mas, é importante que a criança em uma determinada situação possa observar que alguém exerce uma função paterna e alguém representa a figura materna”, afirmou o médico antroposófico explicando que  é preciso que a criança perceba que no mundo há muitas possibilidades, mas que também existem limites.   

 Segundo o pediatra os pais precisam ter disponibilidade para a educação dos filhos. “Deve haver um investimento de tempo, principalmente, nos dias de hoje em que as coisas são muito corridas. É preciso organizar, arrumar o tempo para trabalhar com as crianças, antes que seja tarde. Quando os filhos atingem a adolescência, a maturidade é diferente. O momento de investir é realmente no primeiro .e segundo setênio”, aconselhou o Dr. Jose Carlos Neves.   

 Ele também destacou a importância de uma pedagogia educacional onde a questão famíliar e social seja focada. “É saudável quando  numa estrutura pedagogia e familiar  todos possam vislumbrar o mesmo horizonte ou então quando a gente aponta um lugar onde todos olham com uma certa expectativa. Todo mundo sabe que numa pedagogia desse tipo existe muitos encontros familiares, existem os mutirões. Para algumas pessoas de fora tudo possa parece esquisito, mas todos estão trabalhando juntos. Esse “trabalhar junto”que é muito benéfico para as crianças. Elas vão crescendo junto, observando essa trama social sendo feita e isso dá certo”, explicou o médico escolar.  

 A palestra segundo Rosely Pretti, mãe de aluno do 8º ano, vem de encontro a proposta da pedagogia Waldorf. “As palestras, o estudo na Escolas de Pais que acontecem todas as sextas-férias vão dando suporte para pais e mães e isso dá mais base para a educação dos filhos, melhorando as relações e fazendo um paralelo com o trabalho que a escola faz. Há um complemento entre aquilo que a escola faz com o que a família faz”. Tudo isso só enriquece a educação dos filhos, complementa a mãe. 

Escola de Pais   A Escola de Pais é um espaço promotor da pedagogia Waldorf no Colégio Brasilis que tem como objetivo dividir as dúvidas e as experiências da tarefa de educar entre os pais e educadores, através de palestras e vivências gerando uma atmosfera mais propicia para o desenvolvimento integral da criança.   Desde o inicio do mês de março a  “Escola de Pais” do Colégio Brasilis está em plena atividade. A Escola, que foi criada desde que o colégio foi fundado, funciona regularmente, todas as sextas-feiras, das 7h15 às 8h15, quando os pais trazem os filhos para a escola.    

Compartilhe esta notícia:

Colégio Brasilis © 2011
Rua 01, n. 12 – qd.33 Parque Residencial Dom Bosco
Cuiabá-MT - CEP: 78050-410
Fones: Fone (65) 3644-7531
brasilis@colegiobrasilis.org.br